06 novembro 2005

Vida sustentável
BIOMIMÉTICA INTELIGÊNCIA NATURAL









1.








http://www.biomimicry.net/

A natureza oferece infinitos exemplos de como revolucionar os nossos produtos, os nossos processos e a nossa vida. Através da Biomimética, Janine M. Benyus, escritora científica de renome internacional, apresenta essa nova ciência, identifica os elementos que a compõem e mostra como ela poderá transformar nossas descobertas em todos os campos da inventividade humana - informática, medicina, produção e distribuição de energia, economia e negócios, e a alimentação do planeta como um todo.

Em Biomimética, a autora nos mostra:
A natureza como modelo - A biomimética imita os modelos da natureza, ou inspira -se neles ou em seus processos, para solucionar os problemas humanos; uma célula de energia solar, por exemplo, inspirada numa folha.

A natureza como medida - O padrão ecológico é o instrumento usado para avaliar a "correção" das nossas inovações. Após 3,8 bilhões de anos de evolução, a natureza aprendeu o que funciona, o que é adequado, o que é durável.

A natureza como mentora - Como uma nova forma de considerar e valorizar a natureza, a biomimética inaugura uma era baseada não no que podemos extrair da natureza, mas no que podemos aprender com ela.

A Biomimética apresenta um painel instigante, motivando pesquisadores independentes que estão desbravando novos caminhos da ciência com as suas descobertas: proteínas para a criação de computadores moleculares prodigiosamente rápidos, medicamentos surpreendentes fabricados a partir da observação dos hábitos alimentares dos animais, e muito mais!

Em seu livro BIOMIMÉTICA da Editora Cultrix, Janine M. Benyus faz mais que um relato empolgante e inspirador, apresenta a Biomimética como o primeiro exame de um campo do conhecimento no qual talvez esteja a chave da sobrevivência de toda a humanidade.
(http://www.biomimicry.net/ )

veja mais sobre o tema no 'post'

dia 11 out 2009 . 'materiais multifuncionais . biomimética . arquitetura aberta'

http://arquiteturahumana.blogspot.com/2009/10/materiais-multifuncionais.html


Nenhum comentário:

 
Site Meter