01 novembro 2005



singularidade tecnológica e nanotecnologia.

Há pouco tempo tomei conhecimento, através de reportagens em duas grandes revistas semanais, a respeito do trabalho do laureado escritor e professor de física Vernor Vinge, sobre um fenômeno por ele denominado de Singularidade Tecnologia mais conhecido entre os cientistas como, simplesmente, Singularidade.

Esta curiosidade, como é comum na busca do conhecimento, me levou a uma imensa viagem através de autores como o próprio Vinge, Alan Turing, Eric Drexler e Ray Kurzweil. Tendo em vista a pouquíssima literatura em português sobre o tema resolvi colocar no site algum material de referência sem qualquer pretensão de esgotar o assunto, com a única e simples finalidade de fornecer algum ponto de partida para aqueles que desejarem se aprofundar.

Vinge afirma que a partir do aceleramento da tecnologia a humanidade se encontrará frente a um marco no qual inteligências super-humanas serão criadas, colocando em risco a continuidade da espécie humana na forma em que conhecemos. Segundo o trabalho de Vernor Vinge, publicado pela primeira vez em 1993 e de lá para cá vindo sendo constantemente aperfeiçoado, a humanidade possuirá meios tecnológicos, não antes de 2005 e não depois de 2030, para criar uma inteligência super-humana. Pouco após deste acontecimento, que Vinge denominou Singularidade, a espécie humana como a conhecemos sucumbirá.

Continua...http://www.iis.com.br/~mporto/singularidade.html

Nenhum comentário:

 
Site Meter