

compreender a terra
COMPREENDER PARA INOVAR .
CRATerre . Ecole Architecture Grenoble . Arquitetura do desenvolvimento durável
CRATerre é um laboratório de pesquisas habilitado a nível nacional depois de 1986. Desenvolve um projeto de pesquisas científicas e arquiteturais em três principais temas: 1- Meio Ambiente e Patrimônio Mundial; 2 – Economia e Produção e 3 – Assentamentos Humanos. O primeiro tema cobre as pesquisas sobre a história das arquiteturas de terra (Atlas histórico), sua conservação (análise e diagnóstico, planos de conservação e de gestão), e um registro sistemático dos saberes (culturas construtivas e “savoir-faire”). O segundo tema cobre as pesquisas sobre a matéria, os materiais, as cadeias de produção, industrialização, as economias de energia, a codificação e a normalização. O terceiro tema questiona a acessibilidade, os processos de decisão, a concepção dos projetos de desenvolvimento e os métodos de intervenção, as lógicas construtivas e arquiteturais, as estruturas e as formas (arcos, cúpulas, abóbadas, estruturas simples, sistemas construtivos parasísmicos). Estas pesquisas associam o laboratório a diversos parceiros científicos franceses como o ENTPE _ Ecole Nationale des Travaux Publics de l’Etat, o CSTB – Centre Scientifique et Technique du Batiment, os laboratórios do CNRS _ , e laboratórios estrangeiros (Europa, Estados Unidos). Todas estas pesquisas contribuem para a elaboração de uma ciência da construção em terra preparando a inovação nos projetos de assentamentos humanos e de conservação dos patrimônios (natural e social).
mais...http://terre.grenoble.archi.fr/index1024.htm


Nenhum comentário:
Postar um comentário