30 novembro 2005

ainda a questão da liberdade...
trecho do livro de Erich Fromm 'O Coração do Homem'

"Com efeito, não existe uma coisa chamada ‘liberdade’ exceto como palavra e como conceito abstrato. Só existe uma realidade: o ato de libertar-nos no processo de fazer escolhas. Nesse processo, o grau de nossa capacidade para escolher varia com cada ato, com nossa prática de vida. Cada passo na vida que aumenta minha confiança em mim mesmo, minha integridade, minha coragem, minha convicção, também aumenta minha capacidade para escolher a alternativa desejável, até que afinal se torna para mim mais difícil escolher a ação indesejável do que a desejável. Pelo contrário, cada ato de capitulação e covardia enfraquece-me, abre caminho para novos atos de capitulação, e afinal a liberdade é perdida. Entre o extremo de quando não mais posso cometer um ato errado e outro extremo quando perdi minha liberdade para agir certo, há inúmeros graus de liberdade de escolha. Na prática da vida o grau de liberdade para escolher varia em qualquer dado momento. Se o grau de liberdade para escolher o bem é grande, precisa-se de menor esforço para escolhê-lo. Se é pequeno, é mister um grande esforço, auxílio de outros e circunstâncias favoráveis.

continua...
http://www.anna.i5.com.br/ainda%20a%20quest%E3o%20da%20liberdade....doc


Nenhum comentário:

 
Site Meter