22 junho 2006

vida sustentável













ARCOLOGIA . Paolo Soleri

O conceito de habitats humanos ecológicos foi introduzido por Paolo Soleri no final dos anos 60, explorando a alternativa de desenvolvimento urbano para a idade da crise ambiental.

“Na natureza, quando um organismo se desenvolve, ele aumenta em complexidade e também torna-se um sistema mais compacto, miniaturizado. Similarmente, uma cidade deveria funcionar como um sistema vivo. Arcologia _ Arquitetura e Ecologia como um processo integral, é capaz de demonstrar respostas positivas a muitos problemas da civilização urbanizada, população, poluição, esgotamento de energia e recursos naturais, escassez de alimento e qualidade de vida. Arcologia reconhece a necessidade de radical reorganização da alastrante paisagem urbana em cidades densas, integradas, tridimensionais para suportar as complexas atividade que sustentam a cultura humana. A cidade é um instrumento necessário para a evolução da humanidade.” Paolo Soleri

A Arcologia procura dar corpo à “Lean Alternative (Alternativa Magra)” indo do hiper consumismo e desperdício para um design de cidade mais frugal, eficiente e inteligente.


A teoria da Arcologia sustenta que esta “magreza” é obtida somente a partir da miniaturização intrínseca do efeito urbano, a interação complexa entre as diversas entidades e organismos que marcam sistemas saudáveis tanto no mundo natural como em toda cidade de sucesso e culturalmente significante na história.

mais...
http://www.arcosanti.org/theory/arcology/intro.html


Nenhum comentário:

 
Site Meter