06 junho 2006

futurologia
NANO ARQUITETURA Uma incrível experiência:







A arquitetura do nano se apresenta
entre o espaço da Galeria Boone e o imersivo entorno criado pelas instalações. Trabalhando entre as alternativas de escalas e dimensões do mapa mundi e estruturas nano moleculares do Dymaxion de Buckminster Fuller, a exibição começa no lobby com uma superfície tridimensional dobrada, que introduz os visitantes para a galeria.
Dentro da galeria, as superfícies dobradas _ desenvolvidas a partir de primitivas geometrias até a projetada buckyball_ criam layers interligados de “células” e “espaços sensoriais" fechados e semi-fechados. Estes espaços físicos transformam a galeria com tactilidade espacial, atuando como um umbral para transportar a experiência do visitante da escala antropomórfica para a escala nano. Mais do que formar um contexto para arte numa exibição tradicional, a arquitetura do nano forma ativamente uma sinergia com a exibição e o visitante da galeria.

INNER CELL / CÉLULA CENTRAL
Toda vida como a conhecemos, exceto pelos vírus, é baseada na menor unidade viva _ a célula. Capaz de auto sustentar a existência e a replicação, a célula inspira diretamente o espaço central da NANO exibição.
A arquitetura de espirais em direção à Célula Central, o centro da exibição, funciona como uma analogia com o espaço nano. O ambiente interior da célula provoca uma mudança nas sensações do visitante, complicando a percepção corporal e a compreensão de escala.
Técnicas de computadores penetrantes (Câmaras móveis, robôs de piso, múltiplas projeções, som focalizado) criam um ambiente imersivo que extrai a química entre os visitantes humanos, os robôs exibidos, e as representações moleculares. No interior da célula, os visitantes experimentam com uma projeção em larga escala das buckyballs programadas para responder ao toque da sombra do visitante. Ações sutis afetam as buckyballs, replicando comportamentos atômicos.

Esta célula espacial virtual e metafórica provoca os visitantes à descoberta através do engajamento físico, a aprender pelo sentir. Os visitantes podem experienciar o ato de manipular átomos e incontáveis efeitos de seus movimentos corporais no espaço ao redor. Movimentos físicos disparam reações da ambiente da Célula, criando “ondas gravitacionais” no piso e ajustando efeitos sonoros. Tudo dentro do espaço responde ao toque e de tal modo encoraja experiências de aprender e descobrir.

SOM:
A característica principal do som na célula central é um profundo pulsante baixo. O coração da instalação. As buckyballs interativas projetadas nas paredes da célula, emitem um som que estimula a baixa freqüência. O som ambiente imerge o visitante
no mundo NANO.
mais...
ESPAÇOS SENSORIAIS / MANIPULAÇÕES ATÔMICAS / OLHANDO DENTRO DE FORA
NANO MANDALAS / CORPOS FLUÍDOS...http://nano.arts.ucla.edu/



Nenhum comentário:

 
Site Meter