16 fevereiro 2007

futurologia

"IMAGILAR" . A CASA DO FUTURO
ImagiLar (do port. Imaginar o lar «id»)

1. imaginar [a casa ideal]
2. sonhar [o ambiente do lar]
3. desenhar [a casa do futuro]
4. construir [o futuro]
5. visionar [o bem estar]

USABILIDADE

Como 'ImagiLamos' a Casa do Futuro? O desafio de hoje enquadra-se no tópico da usabilidade.

O que é a Usabilidade? É traduzida pela simplicidade e facilidade de utilização de um objeto, assim como a flexibilidade e ausência de erros ou problemas.

E o que vem a ser isso? 'ImagiLe'… que lhe oferecem um novo equipamento eletrónico no Natal e não tem que passar o dia de Natal a ler as instruções pois o seu funcionamento é totalmente intuitivo.

'ImagiLe' como os objectos do dia-a-dia se tornam mais fácil de utilizar. E porque não 'imagiLar' que os manuais do utilizador dos equipamentos deixam de ser necessários?

'ImagiLe' que não precisa de escolher o programa mais adequado na sua máquina de lavar pois
basta dizer “roupa de cor muito suja” e a própria máquina seleciona o programa correcto.

'ImagiLe-se' a fazer compras na Internet de forma fácil e rápida.

E porque não 'imagiLar' que não precisa de se preocupar com a manutenção da casa pois ela própria se encarrega de tal tarefa?

E como será a tecnologia dos objectos futuros? Os objectos do futuro incluirão várias tecnologias numa só (chips de computador, comunicação, sensores sofisticados, etc). Alguns mover-se-ão sozinhos, outros serão portáteis. Outros serão objectos inteligentes ou comunicarão conosco. Mas o objectivo será sempre ajudar as pessoas, interagir amigavelmente e servir as necessidades humanas de forma simples e prática.

'ImagiLe' que todas as tecnologias que tem em casa tornam sua vida mais simples em vez de a transformar num pesadelo. E que lhe sobra imenso tempo livre para fazer aquilo que realmente gosta de fazer…

PS. Eis aqui outros princípios que serão abordados: flexibilidade, manutenção, conforto, teletrabalho, adaptabilidade, segurança, ecologia, evolutividade, protecção dos utilizadores, entretenimento e bem-estar, durabilidade e robustez, proximidade e integração com o mundo que a rodeia, customização, ubiquidade funcional e ocultamento.


'Imagile' a sua Casa do Futuro… Como deveria ser?

http://www.casadofuturo.ua.pt

Nenhum comentário:

 
Site Meter