LIVIO VINARDI
BIOPSICOENERGÉTICA
seminário em Curitiba
dias 2 e 3 de dezembro 2006
sábado e domingo
uma visão científica ensina a
evitar estress e manter a saúde através da
mobilização de energias úteis e descarga das inúteis e
reforço da aura como proteção e defesa energética.
a biopsicoenergética
A BioPsicoEnergética, que pode ser simplesmente abreviada como BPE, é uma ciência ou síntese multidisciplinar que estuda as energias biopsicológicas, sua natureza, causas e efeitos, assim como sua inter-relação com todos os tipos de energias, sejam estas naturais ou geradas (artificiais). Estuda, portanto, as energias biológicas (de bios=vida) e as psicológicas (psique), suas causas e todas as relações possíveis com todas as outras energias.
As energias naturais são as produzidas pela Natureza: radiações solares, astrais, lunares, energética vegetal, mineral, etc. As energias geradas são as produzidas pelo homem: energias mecânicas, acústicas, elétricas, magnéticas, químicas, ruídos, radiações nucleares, etc. A BPE não pretende fazer simplesmente um estudo enunciativo, mas investigar as causas funcionais que fundamentam a interação entre a energética humana e todas as energias externas.
O objetivo fundamental da BPE é o estudo e conhecimento da cadeia Ser Humano - Natureza - Cosmos, através do denominador comum da Energia. O ser humano é o ente primordial de partida e também de chegada.
A palavra energia provém do grego energes (atuar), que deriva de ergon (obra); ou seja, é equivalente a real, efetivo, aquilo que atua, que produz efeitos. Isto vale tanto para as energias externas, do mundo físico, como para as humanas ou internas e também para os demais reinos da Natureza. Einstein já demonstrou a substancial identidade entre energia e matéria e a possibilidade de transformar uma em outra: a matéria é energia em estado de condensação e a energia é matéria em estado radiante.
A energia é algo de que todos nós falamos, em geral de maneira pouco precisa, e com a qual indicamos cada forma de atividade e de processo. O mundo moderno é baseado no uso e na transformação de cada tipo de energia.
A Física reconhece cinco estados da matéria (ou energia): sólido, líquido, gasoso, eletromagnético (ou radiante) e plásmico; o quinto e último estado, o plásmico, é muito especial e difícil de imaginar, e é ele que constitui 99% do Universo observado. A Física reconhece também que a matéria inerte não existe, que o que parece estático, imóvel, é na realidade um conjunto de partículas em rapidíssimo movimento.
A observação interna das energias é tão válida quanto a externa, e até poder-se-ia dizer que o é mais, porque é mais imediata. A própria noção de energia deriva de sua observação interna antes da externa. A energia é então certa coisa que o ser humano sente interiormente e que depois volta a encontrar fora de si. Se não se considera esta ordem de procedência, facilmente pode-se cair no erro de fazer do fato externo um fenômeno primário e do interno um epifenômeno, ou seja, um fenômeno meramente adicional.
A busca das leis através de suas manifestações (ou seja, as relações entre causas e efeitos) é a proposição metodológica indutiva, que tenta chegar ao conhecimento através do fenômeno, que é a maneira como a substância se manifesta no tempo e no espaço.
Cada ser humano, dependendo do seu grau ou estado de consciência, aprecia um mesmo fenômeno com uma diferente qualificação.
A BPE reconhece que o ser humano é uma estrutura composta pelas mais complexas e variadas energias, e que é possuidor de estados superiores e espirituais com todas as possibilidades de evolução. Ela considera o ser humano como uma unidade biológica-psicológica-energética-espiritual em seu duplo aspecto, inconsciente e consciente, e o enlaça com a Natureza e o Cosmos, inspirada nos princípios da evolução e da Síntese.
Com relação aos alcances da BPE, ela não se orienta para conhecimentos isolados; mesmo que se descrevam aspectos parciais, todos são derivações de uma programática sintética e unificada. Ela atua não apenas teoricamente, mas acima de tudo, praticamente, na integração harmônica do ser humano, desde o individual até o universal.
Finalmente, a BPE é uma Síntese Multidisciplinar de retorno ao Conhecimento Unificado.
Currículo do Ministrante: Livio Vinardi
Doutor em Física e Engenheiro em Eletrônica, o Dr. Livio Vinardi foi Professor durante 30 anos no ensino superior, nas cátedras de Eletrônica, Física, Eletroacústica, Microondas e Radiação, atividade exercida em âmbitos docentes civis e militares.
Nascido em Buenos Aires / Argentina, dirigiu durante 10 anos (1980-1990), em colaboração com a Universidade Estatal de São Francisco (Califórnia), um projeto de medição objetiva do campo energético humano.
Estruturou a Biopsicoenergética (BPE) na Argentina em 1971, que em seguida difundiu-se pela América do Sul, USA e Europa. Em 1993 Vinardi fundou a IBUNA – 'International Biopsychoenergetics University of North América', cuja finalidade é ensinar disciplinas integradas a nível acadêmico, operando em âmbito internacional.
Musicólogo e pianista concertista, atuou em recitais por 15 anos como solista. Fundador da Agrupação Livre das Artes (1962, Buenos Aires, Argentina).
Atualmente morando no Brasil desde 2003, o Dr. Vinardi além de ocupar-se de IBUNA, continua dando cursos e conferências sobre Biopsicoenergética e Arte Objetiva, seja em toda a América como na Europa; simultaneamente dirige viagens de estudos e experiências práticas, com exercícios e técnicas para a integração energética humana com as fontes planetárias.
mais sobre o tema veja o 'post'
dia 12 out 2009 . 'bloqueios energéticos'
Em DEZEMBRO/2006, dias 2 e 3, SÁBADO E DOMINGO em Curitiba
BIOPSICOENERGÉTICA nível 1
1ª. Oficina Teórico-Prática no Paraná
Objetivos da Oficina:
a) Proporcionar um conhecimento básico-conceitual da BPE e dos seus alcances.
b) Identificar alguns mecanismos energéticos fundamentais do ser humano e sua interrelação com outros planos.
c) Aproveitar estes conhecimentos de forma prática e aplicá-los na vida diária para incrementar a dinâmica pessoal física, emocional e intelectual e especialmente a Criatividade.
Programa:
- Introdução geral. Definição e alcances da BPE.
- Cosmos. Generalidades relacionadas à matéria e à energia. Conclusões da Física atual, relativas ao Universo observado.
- Natureza. A Terra considerada como um organismo. Campos geoplásmicos (aura terrestre). Elementos e energias elementares dos planos naturais (chakras e vórtices da Natureza).
- Ser humano. Energias bioelétricas e cibernéticas relacionadas com o sistema nervoso e os diferentes órgãos. Dedução científica do campo energético ou aura humana. Campo bioplásmico; corpo etérico e suas diferentes camadas.
- Investigações sobre o campo bioplásmico, com uso de instrumentos, na San Francisco State University, Califórnia – U.S.A..
- Áreas energéticas básicas da aura humana. Cores áuricas básicas no homem e na mulher.
- Instâncias energética – psicológica – funcional – orgânica, de acordo com a BPE.
- Chakras ou vórtices energéticos; sua dedução científica. Correspondência dos chakras com a anatomia humana; tamanhos, tonalidades, radiações e sentidos de giro.
- Aura humana como síntese de chakras.
- Panorama atualizado a nível mundial das investigações psicotrônicas, particularmente em U.S.A., U.R.S.S. e Europa.
- Energias geradas; classificação e sentido de giro; suas influências na aura humana e consequentemente sobre o ser humano na sua totalidade.
- A BPE e sua Teoria Geral dos Sistemas Viventes. Concatenação das instâncias Ser Humano – Natureza – Cosmos, através da onipresença do Chakra como Expressão da Energia.
- Diferentes tipos de auras humanas normais: “Naturais” e “Mentais”. Estrutura “Integrada”. Distribuição das energias em cada tipo; particularidades funcionais.
- Patologia energética. Bloqueios; diferentes tipos; exemplos.
- Processo energético da gestação. Particularidades energéticas da mulher. Estrutura do cúmulo egoico; sua conexão com o óvulo fecundado. Biorritmos. Energias que intervém durante o processo da gestação e síntese das principais metamorfoses. Processos energéticos determinantes do nascimento (parto). Abortos: análise energética.
- Processos energéticos pré e pós-morte. Resolução das energias áuricas nos diversos casos (morte natural, acidental, suicídio).
· OBS:
1. Serão realizados exercícios práticos de ajuda para a conscientização
do campo energético, carga e mobilização das energias úteis e descarga
das inúteis; reforço da aura como proteção e defesa energética.
2. Como não é necessário um conhecimento prévio da matéria, o curso
será dado com uma linguagem conceitual acessível e com ajuda de audiovisuais especialmente elaborados.
Data:
Dias 2 e 3 de dezembro de 2006 . sábado e domingo
Horário:
das 9:00hs às 12:30hs e das 14:30 às 18:00hs
INSCRIÇÕES até dia 31 de outubro(vagas limitadas):
R$ 250,00
hanna@arquiteturaorganica.com.br
41. 9601.3297
Nenhum comentário:
Postar um comentário