23 abril 2006

consciência
LIVIO VINARDI
BIOPSICOENERGÉTICA

seminário em Curitiba
dias 2 e 3 de dezembro 2006
sábado e domingo
uma visão científica ensina a
evitar estress e manter a saúde através da
mobilização de energias úteis e descarga das inúteis e
reforço da aura como proteção e defesa energética.

a biopsicoenergética

A BioPsicoEnergética, que pode ser simplesmente abreviada como BPE, é uma ciência ou síntese multidisciplinar que estuda as energias biopsicológicas, sua natureza, causas e efeitos, assim como sua inter-relação com todos os tipos de energias, sejam estas naturais ou geradas (artificiais). Estuda, portanto, as energias biológicas (de bios=vida) e as psicológicas (psique), suas causas e todas as relações possíveis com todas as outras energias.

As energias naturais são as produzidas pela Natureza: radiações solares, astrais, lunares, energética vegetal, mineral, etc. As energias geradas são as produzidas pelo homem: energias mecânicas, acústicas, elétricas, magnéticas, químicas, ruídos, radiações nucleares, etc. A BPE não pretende fazer simplesmente um estudo enunciativo, mas investigar as causas funcionais que fundamentam a interação entre a energética humana e todas as energias externas.

O objetivo fundamental da BPE é o estudo e conhecimento da cadeia Ser Humano - Natureza - Cosmos, através do denominador comum da Energia. O ser humano é o ente primordial de partida e também de chegada.

A palavra energia provém do grego energes (atuar), que deriva de ergon (obra); ou seja, é equivalente a real, efetivo, aquilo que atua, que produz efeitos. Isto vale tanto para as energias externas, do mundo físico, como para as humanas ou internas e também para os demais reinos da Natureza. Einstein já demonstrou a substancial identidade entre energia e matéria e a possibilidade de transformar uma em outra: a matéria é energia em estado de condensação e a energia é matéria em estado radiante.

A energia é algo de que todos nós falamos, em geral de maneira pouco precisa, e com a qual indicamos cada forma de atividade e de processo. O mundo moderno é baseado no uso e na transformação de cada tipo de energia.

A Física reconhece cinco estados da matéria (ou energia): sólido, líquido, gasoso, eletromagnético (ou radiante) e plásmico; o quinto e último estado, o plásmico, é muito especial e difícil de imaginar, e é ele que constitui 99% do Universo observado. A Física reconhece também que a matéria inerte não existe, que o que parece estático, imóvel, é na realidade um conjunto de partículas em rapidíssimo movimento.

A observação interna das energias é tão válida quanto a externa, e até poder-se-ia dizer que o é mais, porque é mais imediata. A própria noção de energia deriva de sua observação interna antes da externa. A energia é então certa coisa que o ser humano sente interiormente e que depois volta a encontrar fora de si. Se não se considera esta ordem de procedência, facilmente pode-se cair no erro de fazer do fato externo um fenômeno primário e do interno um epifenômeno, ou seja, um fenômeno meramente adicional.

A busca das leis através de suas manifestações (ou seja, as relações entre causas e efeitos) é a proposição metodológica indutiva, que tenta chegar ao conhecimento através do fenômeno, que é a maneira como a substância se manifesta no tempo e no espaço.

Cada ser humano, dependendo do seu grau ou estado de consciência, aprecia um mesmo fenômeno com uma diferente qualificação.

A BPE reconhece que o ser humano é uma estrutura composta pelas mais complexas e variadas energias, e que é possuidor de estados superiores e espirituais com todas as possibilidades de evolução. Ela considera o ser humano como uma unidade biológica-psicológica-energética-espiritual em seu duplo aspecto, inconsciente e consciente, e o enlaça com a Natureza e o Cosmos, inspirada nos princípios da evolução e da Síntese.

Com relação aos alcances da BPE, ela não se orienta para conhecimentos isolados; mesmo que se descrevam aspectos parciais, todos são derivações de uma programática sintética e unificada. Ela atua não apenas teoricamente, mas acima de tudo, praticamente, na integração harmônica do ser humano, desde o individual até o universal.

Finalmente, a BPE é uma Síntese Multidisciplinar de retorno ao Conhecimento Unificado.

Currículo do Ministrante: Livio Vinardi

Doutor em Física e Engenheiro em Eletrônica, o Dr. Livio Vinardi foi Professor durante 30 anos no ensino superior, nas cátedras de Eletrônica, Física, Eletroacústica, Microondas e Radiação, atividade exercida em âmbitos docentes civis e militares.


Nascido em Buenos Aires / Argentina, dirigiu durante 10 anos (1980-1990), em colaboração com a Universidade Estatal de São Francisco (Califórnia), um projeto de medição objetiva do campo energético humano.

Estruturou a Biopsicoenergética (BPE) na Argentina em 1971, que em seguida difundiu-se pela América do Sul, USA e Europa. Em 1993 Vinardi fundou a IBUNA – 'International Biopsychoenergetics University of North América', cuja finalidade é ensinar disciplinas integradas a nível acadêmico, operando em âmbito internacional.

Musicólogo e pianista concertista, atuou em recitais por 15 anos como solista. Fundador da Agrupação Livre das Artes (1962, Buenos Aires, Argentina).

Atualmente morando no Brasil desde 2003, o Dr. Vinardi além de ocupar-se de IBUNA, continua dando cursos e conferências sobre Biopsicoenergética e Arte Objetiva, seja em toda a América como na Europa; simultaneamente dirige viagens de estudos e experiências práticas, com exercícios e técnicas para a integração energética humana com as fontes planetárias.

mais sobre o tema veja o 'post'

dia 12 out 2009 . 'bloqueios energéticos'

www.casaclara.blogspot.com


Em DEZEMBRO/2006, dias 2 e 3, SÁBADO E DOMINGO em Curitiba
BIOPSICOENERGÉTICA nível 1
1ª. Oficina Teórico-Prática no Paraná

Objetivos da Oficina:

a) Proporcionar um conhecimento básico-conceitual da BPE e dos seus alcances.

b) Identificar alguns mecanismos energéticos fundamentais do ser humano e sua interrelação com outros planos.

c) Aproveitar estes conhecimentos de forma prática e aplicá-los na vida diária para incrementar a dinâmica pessoal física, emocional e intelectual e especialmente a Criatividade.

Programa:

- Introdução geral. Definição e alcances da BPE.

- Cosmos. Generalidades relacionadas à matéria e à energia. Conclusões da Física atual, relativas ao Universo observado.

- Natureza. A Terra considerada como um organismo. Campos geoplásmicos (aura terrestre). Elementos e energias elementares dos planos naturais (chakras e vórtices da Natureza).

- Ser humano. Energias bioelétricas e cibernéticas relacionadas com o sistema nervoso e os diferentes órgãos. Dedução científica do campo energético ou aura humana. Campo bioplásmico; corpo etérico e suas diferentes camadas.

- Investigações sobre o campo bioplásmico, com uso de instrumentos, na San Francisco State University, Califórnia – U.S.A..

- Áreas energéticas básicas da aura humana. Cores áuricas básicas no homem e na mulher.

- Instâncias energética – psicológica – funcional – orgânica, de acordo com a BPE.

- Chakras ou vórtices energéticos; sua dedução científica. Correspondência dos chakras com a anatomia humana; tamanhos, tonalidades, radiações e sentidos de giro.

- Aura humana como síntese de chakras.

- Panorama atualizado a nível mundial das investigações psicotrônicas, particularmente em U.S.A., U.R.S.S. e Europa.

- Energias geradas; classificação e sentido de giro; suas influências na aura humana e consequentemente sobre o ser humano na sua totalidade.

- A BPE e sua Teoria Geral dos Sistemas Viventes. Concatenação das instâncias Ser Humano – Natureza – Cosmos, através da onipresença do Chakra como Expressão da Energia.

- Diferentes tipos de auras humanas normais: “Naturais” e “Mentais”. Estrutura “Integrada”. Distribuição das energias em cada tipo; particularidades funcionais.

- Patologia energética. Bloqueios; diferentes tipos; exemplos.

- Processo energético da gestação. Particularidades energéticas da mulher. Estrutura do cúmulo egoico; sua conexão com o óvulo fecundado. Biorritmos. Energias que intervém durante o processo da gestação e síntese das principais metamorfoses. Processos energéticos determinantes do nascimento (parto). Abortos: análise energética.

- Processos energéticos pré e pós-morte. Resolução das energias áuricas nos diversos casos (morte natural, acidental, suicídio).

· OBS:

1. Serão realizados exercícios práticos de ajuda para a conscientização
do campo energético, carga e mobilização das energias úteis e descarga
das inúteis; reforço da aura como proteção e defesa energética.

2. Como não é necessário um conhecimento prévio da matéria, o curso
será dado com uma linguagem conceitual acessível e com ajuda de audiovisuais especialmente elaborados.


Data:
Dias 2 e 3 de dezembro de 2006 . sábado e domingo
Horário:
das 9:00hs às 12:30hs e das 14:30 às 18:00hs


INSCRIÇÕES até dia 31 de outubro(vagas limitadas):
R$ 250,00

hanna@arquiteturaorganica.com.br
41. 9601.3297

08 abril 2006

vida sustentável
PERMACULTURA .
'CULTURA PERMANENTE'

Lei da Permacultura (permanent agriculture), criada pelo Australiano Bill Mollison, que tem como princípios éticos:-


Cuidados com o planeta
Cuidados com as pessoas
Compartilhar excedentes (inclusive conhecimentos)
Limites ao consumo

O projeto permacultural envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Ele resulta na integração harmoniosa entre as pessoas e a paisagem, provendo alimentação, energia e habitação, entre outras necessidades materiais e não materiais, de forma sustentável.

As técnicas que a pemacultura engloba são basicamente a bioarquitetura, a agroeconomia, energia renovável e saneamento ambiental.O Planeta Terra encontra-se em um momento crítico. Apesar da evolução rápida das tecnologias existentes, os nossos sistemas naturais estão em crise. Por toda a parte, constata-se a degradação ambiental em diversas formas.

O mundo perde bilhões de toneladas de solos férteis, anualmente. Os desertos continuam crescendo a uma velocidade ameaçadora. O abastecimento de energia e água potável para o futuro próximo está ameaçado, além de outros problemas generalizados que continuam se agravando, como as mudanças climáticas recentes ocasionadas pelo impacto do nosso consumo excessivo de combustíveis fósseis.Comparados com as monoculturas, sistemas altamente artificiais que nunca ocorrem na natureza, sistemas permaculturais que se aproximam da natureza não precisam de adubo, irrigação nem defensivos. Produzem séculos a fio e melhoram cada vez mais o solo, recuperando também o regime das águas da região.

A substituição de ecossistemas naturais, por monoculturas de plantações florestais em grande escala provocam geralmente impactos negativos: diminuição do recursos hídricos – reservas de água subterrânea e fluxo de água superficial; aumento do número e riscos de incêndios; redução da fertilidade do solo, modificando a estrutura e a composição aumentando a erosão e a compactação dos mesmos; alteração da rica e diversa fauna e flora da nossa região diminuindo drasticamente a biodiversidade; impacto social gerando mão de obra temporária, que no Brasil chamamos de bois frias. Ou seja, as empresas vão embora levando seus lucros e nós ficamos sem solo, e isto não um caso isolado aqui no Brasil, é sem duvida um problema mundial, que demanda novas atitudes com relação a estas ações sob pena de comprometermos a qualidade de vida das próximas gerações.

A diversificação garante a estabilidade e esta vem quando se fecham os ciclos, ou seja, quando uma parte do sistema sustenta outra; evita-se a necessidade de procurar insumos fora da propriedade, fortalecendo assim todo o sistema.

Todo sistema deve:
- produzir mais energia do que consome;
- produção para consumo local., evitando gastos em transporte- utilização das energias do lugar (gravidade, transporte animal, sol, vento, etc.);
- reciclagem dos dejetos, os fertilizantes industrializados são produzidos a partir do petróleo e exigem muitos gastos em transporte. Quando os insumos são produzidos localmente, evitam-se todos estes gastos.
- utilizando energias alternativas captadas no lugar: cozinhado com fogões solares e a lenha, biogás, painéis solares, etc.

A permacultura não é apenas uma técnica ou muito menos um pacote. É muito mais complexo que uma simples agricultura sem agrotóxicos, mais complexo que uma agricultura ecológica, ou sustentável, ou biodinâmica. É uma forma de viver que pode ou não envolver essas e outras técnicas. Ao mesmo tempo é muito mais simples por ser a conduta natural das coisas. Necessita apenas de uma observação sem máscaras, da natureza, sem pressa e com atenção. Sem preconceitos.

Os institutos associados estão localizados nos quatro principais ecossistemas brasileiros; no Cerrado, em Pirenópolis (GO), o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC); na Amazônia, em Manaus (AM), o Instituto de Permacultura da Amazônia (IPA); na Mata Atlântica, em Florianópolis (SC), o Instituto de Permacultura Austro-Brasileiro (IPAB); e na Pampa, em Bagé (RS), o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (IPEP). As localizações de cada instituto visam a demonstração de soluções práticas e tecnológicas apropriadas às condições de cada ecossistema, tornando-os centros de referência regional.


Mais...http://www.permacultura.org.br/
vida sustentável
PROJETO TERRA



















O Projeto Terra foi criado com o objetivo de servir de vitrine para produtos socialmente justos e ambientalmente corretos. Para oferecer a você peças de design que protegem a natureza, geram oportunidades de vida e ajudam a determinar um futuro melhor.
Aqui, móveis e objetos feitos com materiais reciclados, certificados e inusitados dividem as prateleiras com a arte e o artesanato produzido por ONGs, entidades filantrópicas e comunidades de todo o país. Ao comprar uma peça no Projeto Terra, você leva também todo um conjunto de valores, embutidos em produtos que sempre têm uma história feliz para contar: a emoção da tecelã que vê o seu trabalho na cidade grande, as iniciativas de gente de bem que levam dignidade a lugares esquecidos, os casos de empresas que levantam a bandeira da preservação do meio ambiente.
Nas prateleiras do Projeto Terra você encontra o retrato de um Brasil que dá certo, onde quem trabalha melhora de vida. Um país que valoriza a cidadania, o patrimônio cultural e os recursos naturais. Um Brasil de respeito e solidariedade que, junto conosco, você pode ajudar a construir.


www.projetoterra.com.br

'vida sustentável . consciência'

PODER VEGETAL
Núcleo de Vivência e Pesquisa . Ayahuasca e Biodiversidade
Cerimônias Ritualísticas & Oficinas de Arte e Filosofia



















* Propõe-se à Pesquisa _investigação, conhecimento, informação _ e à Vivência _ experimentação, síntese_ da Ayahuasca _como agente de concentração mental expansor das capacidades cognitivas, emocionais e espirituais_ e da Biodiversidade _ Natureza como mentora e modelo, na cultura da unicidade.

* Fundamenta-se no Humanismo, buscando o despertar de condições internas libertadoras, que favoreçam a expressão autônoma do ser, de modo a que ele seja plenamente o que pode ser a partir de seu potencial interior único e exclusivo, agindo sobre o mundo de forma criativa, em harmonia e equilíbrio com o sistema ao qual está integrado como ser.

*Utiliza ritualisticamente a comunhão da Ayahuasca sem dogmas, tendo sua prática centrada na experiência pessoal, onde as evidências são encontradas em cada um para serem processadas e sintetizadas no trabalho original (único) de cada um sobre si mesmo. Cada um é o líder espiritual que pode encontrar em si mesmo.

*Utiliza em suas cerimônias o bailado, a concentração, hinos e chamadas de poder.

*Realiza Oficinas de Arte e Filosofia, estimulando a intuição e o sentimento tanto quanto a análise lógica, o exercício da razão e da síntese.

* Atividades desenvolvidas em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, Paraná.
contatos: poder.vegetal@hotmail.com

mais...www.podervegetal.blogspot.com






 
Site Meter