23 outubro 2005

a proposta





A crise que hoje atravessamos é uma crise de civilização.
Assim como tivemos grandes crises em épocas de transição das grandes ondas da civilização como menciona Alvin Toffler, esta entrada no século XXI vem trazendo novos pressupostos sobre a natureza, o progresso, a evolução, o tempo, o espaço, a vida como a conhecemos...



A responsabilidade da mudança está em nós. Devemos começar conosco mesmos, ensinando-nos a não fechar as nossas mentes à novidade, ao surpreendente, ao aparentemente radical.

Isto significa repelir os assassinos de idéias, significa lutar pela liberdade e fugir dos padrões repetitivos de pensamento e ação, significa sermos plenamente humanos, exercendo nosso poder de criar ampliando a consciência de nossas possibilidades e da unidade existente em toda a vida.

Aqui... uma espécie de mural onde desenvolvo, armazeno, exponho
idéias, impressões, sentimentos e conceitos através de textos, imagens, links e outros, trazidos de fontes das mais diversas áreas de conhecimento.

Mural para a investigação da intrincada Arquitetura Humana e da Arquitetura Orgânica necessária para assegurar a Vida Sustentável ~

Para reunir informações sobre Futurologia e Cibercultura...

Falar sobre o Humanismo e o Transhumanismo ~ para onde estamos indo de forma tão acelerada?
Esta área de estudo está reunindo cabeças muito especiais, futuristas que estudam as tendências de desenvolvimento da humanidade a partir de indicadores do desenvolvimento atual, na ciência, na técnica, na arte. Entre outras coisas, preconiza o uso da tecnologia para suprir a limitação biológica e transformar a condição humana.
Como será possível garantir a condição de 'humano' numa civilização que apresente suas capacidades expandidas pela engenharia genética, inteligência artificial superhumana, nanotecnologia molecular, união do biológico e do tecnológico, do natural e do social...

Saber mais da Memética, proposta por Richard Dawkins em 1976, que diz que um padrão de informação gravado na memória e capaz de ser copiado na memória de outro indivíduo. A memética, em relação à evolução das idéias e sistemas de crenças, pode ser entendida como o equivalente da genética em relação à evolução das células e organismos. A nível biológico existe o “gene” e a nível cultural o “meme”. Os memes podem ser analisados como se fossem micro-organismos em busca de hospedeiros: a memória das pessoas.

Conhecer mais do Biomimetismo (bio= vida / mimetismo=imitação), esta nova ciência, que mostra como a imitação da Natureza poderá transformar o design e as relações da humanidade e inspirar soluções inovadoras em todos os campos da inventividade humana.



Unicidade na Natureza / Plantas Psicoativas . Ayahuasca / Concentração mental, Poder Vegetal www.podervegetal.blogspot.com


Expansão de capacidades cognitivas ~ Considerarando o conhecimento como um fator determinante para o homem do século XXI, ecologia e solidariedade passam muito mais por um redimensionamento das desigualdades cognitivas que de uma redistribuição material das riquezas ou de uma reorganização das relações internacionais de força.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original" (Albert Einstein).
Annamaria Pires







Nenhum comentário:

 
Site Meter