20 setembro 2009








FLUTUAÇÃO EM ÁGUA SALGADA .





TANQUES DE FLUTUAÇÃO
Flutuário é o nome, em português, da cabine de flutuação criada pelo FLUTUARIO INFINITO
Ela é também conhecida como floatation tank em inglês, flotario em espanhol, vasca di galleggiamento em italiano, ou simplesmente cabine de flutuação, tanque de flutuação ou tanque de eliminação sensorial.
Nos EUA e em outros países da Europa a prática de flutuação já existe desde 1983 quando o primeiro fabricante destas cabines colocou no mercado um modelo comercial.
Desde 1954, quando foi criado, até sua chegada ao mercado foram quase 30 anos. Neste período os flutuários eram apenas instrumentos de investigação científica e seu uso se limitava a pesquisas em universidades e centros de tecnologia.
A partir do momento em que se tornou conhecido do grande púlico foram desenvolvidos vários modelos e suas aplicações se multiplicaram.
Estudiosos e praticantes de diversas origens pesquisaram suas aplicações e encontraram, e continuam encontrando, a cada dia, um novo benefício, para o corpo e a mente, do relaxamento profundo que a ação de flutuar proporciona.
Os efeitos de um relaxamento profundo têm sido estudados em importantes centros de pesquisa em todo o mundo já há mais de 50 anos e já é consenso de que sua prática traz benefícios para a saúde física e mental.
A maior parte da carga normal de trabalho do cérebro humano é originada pelos estímulos ambientais rotineiros que combinam efeitos da gravidade, temperatura, tato, luz e som nos músculos, sistemas nervoso e órgãos de sensibilidade do corpo humano.
O FLUTUÁRIO INFINITO® elimina grande parte destes estímulos físicos externos criando um estado de relaxamento sensorial. Sob estas condições únicas seu corpo tem a chance de restaurar seu poder natural de auto-regulação.
A geometria, o arranjo estrutural, os materiais e as cores do FLUTUÁRIO INFINITO® foram projetados para oferecer um ambiente harmônico e aconchegante.
Enquanto a pessoa está flutuando seus ouvidos ficam abaixo da linha da água eliminando os sons externos.
A temperatura dentro da cápsula é mantida a 35,5 °C que é a temperatura da pele. Como resultado disto as terminações nervosas que cobrem a superfície da pele não percebem a separação entre a própria pele e a solução mineral que a envolve.
No escuro, com a sensação de falta de peso obtida pela flutuação, os limites do corpo parecem se dissipar. Entrando progressivamente em níveis mais profundos de relaxamento o corpo parece “se perder” da consciência intencional.
Livre dos estímulos externos o corpo humano pode atingir um estado de relaxamento que é mais profundo, puro e mais benéfico que o sono. Sem o corpo para se preocupar a mente pode cuidar de outras coisas.
É muito comum os iniciantes terem muitas experiências diferentes nas primeiras flutuações: não perceber que o tempo passou; vontade de ficar mais ao fim da sessão; sensação confortável de leveza nos primeiros passos logo que sai do flutuário; uma certa dificuldade de relaxar em função da preocupação de conhecer o ambiente; acostumar com a temperatura da água e com a escuridão, e o interesse em conhecer cada detalhe da cabine - a entrada e saída de ar, a luz que acende sozinha quando o usuário acena, a posição da porta de saída, a posição do corpo em relação às paredes, a incrível facilidade de flutuar que a água densa propicia.
Curtir estes momentos é a melhor recomendação. Em breve tudo isto não será mais novidade e cada um poderá usufruir, a seu modo, relaxadamente, de todos os benefícios que o FLUTUARIO INFINITO pode oferecer.
A segurança dentro do flutuário é total. A pequena profundidade (apenas 25 cm) e a enorme concentração de sal que tem a água garantem a total flutuabilidade e a impossibilidade de se virar de lado ou de bruços. Mesmo que o usuário durma, e isto é comum, e até desejável, a água nunca se aproxima da sua boca ou nariz. Na primeira experiência as pessoas já constatam isto e se tranqüilizam.




Nenhum comentário:

 
Site Meter