12 abril 2009

E-MOTIVE HOUSE . Ficção ou Realidade?










Estrutura Programável muda de forma em tempo real .
A 'casa emotiva' é totalmente industrial, flexível em sua programação, desmontável, inovadora, coloca a domótica em outro nivel de projeção que será comumente aplicável num futuro próximo.
Quão inovadora uma construção pode ser? Que utilidade pode haver em se projetar uma residência altamente inovadora como a 'casa emotiva'?
A residência deve ser considerada como um laboratório que toca as relações emocionais entre ela e seus habitantes, entre ela e seus visitantes e entre os elementos da residência em si.

Mas uma 'casa emotiva' pode ser útil se for construída e testada hoje. A 'casa emotiva' é um caso teste para 'extended reality'. Materiais tradicionais são aumentados com uma infinidade de tecnologia.

A construção da casa e os móveis tornam-se programáveis. Tudo muda, exceto a área da cozinha e do banheiro. A forma da 'casa emotiva' é um espaço longo e móvel, e em ambas as pontas situam-se os blocos sólidos da cozinha e do banheiro. O espaço interno pode ser mudado de área de trabalho para área de refeição, área de dormir, etc.
Dez anos atrás isto poderia ser uma fábula, mas atualmente isto já é possível. O espaço pode ser ajustado, tanto em sua forma como no seu índice de informações. Toda combinação do espaço real com uma imagem virtual e /ou uma informação, pode ser possível.

Neste sentido, a casa desenvolverá uma emoção própria, podendo ser um reator ou um ator. A atuação poderá se tornar possível pela interação de uma infinidade de agentes como feixes pneumáticos, músculos de contração e cilindros hidráulicos.

O movimento dos usuários e as mudanças no tempo são registradas por uma diversidade de sensores e são traduzidas pelo cérebro da casa em uma ação.
Desta maneira, os habitantes e os elementos da casa desenvolverão uma lingua comum de modo que possam se comunicar um com o outro.
Estrutura Programável . A estrutura é um tear de tecelagem entre uma estrutura dura e uma estrutura macia. A estrutura dura consiste em feixes de madeira maciços e a estrutura macia em longas câmaras infláveis entre os feixes de madeira. Neste sentido as câmaras podem expandir ou encolher para dar uma forma global à 'casa emotiva'.
A construção total é formatada por uma estrutura espacial de cilindros hidráulicos que agem seguindo ou gerando 'movimentos-forma'.

A estrutura dura no exterior é coberta com células fotovoltaicas para gerar eletricidade. Os feixes são conectados uns com os outros com músculos pneumáticos que podem contrair e relaxar. O desafio técnico encontra-se no tear de tecelagem entre os elementos programáveis e a estrutura dura, e na interação entre estes agentes. Todos têm que trabalhar juntos como um rebanho. Os certificados que precisam ser feitos são baseados em algumas regras simples parea congregação do comportamento. As regras matemáticas de comportmaneto são conhecidas mas nunca são aplicadas nas peças estruturais.
Software Multi-player. O Projeto 'Hyperbody', sob a supervisão do professor Kas Oosterhuis, ganhou uma grande experiência com 'resposta emocional para ambientes programáveis'. A interação aqui é construída pelo programa de desenvolvimento do jogo Virtools.
Virtools tem uma versão multi-player que será usada aqui para jogar dentro da casa em tempo real. Os jogadores são os habitantes, as visitas e os elementos. Há também influências externas que podem determinar a interatividade. Não há sempre uma solução quando as influências externas e internas são apresentadas em tempo real no cérebro da casa. A reação será sempre uma complexa interação entre lotes de diferentes fatores. Uma complexa interação já parece como uma emoção. Nós estamos apontando para um desenvolvimento individual do caráter da casa; o experimento implica aprender a viver num ambiente com mente própria.
·Credits
Date: 2002
Site: Rotterdam
Project architect: Prof ir Kas Oosterhuis
Design team: Kas Oosterhuis, Ilona Lénárd, Gon Zifoni
Client: ONL




Nenhum comentário:

 
Site Meter