16 fevereiro 2007

futurologia

"IMAGILAR" . A CASA DO FUTURO
ImagiLar (do port. Imaginar o lar «id»)

1. imaginar [a casa ideal]
2. sonhar [o ambiente do lar]
3. desenhar [a casa do futuro]
4. construir [o futuro]
5. visionar [o bem estar]

USABILIDADE

Como 'ImagiLamos' a Casa do Futuro? O desafio de hoje enquadra-se no tópico da usabilidade.

O que é a Usabilidade? É traduzida pela simplicidade e facilidade de utilização de um objeto, assim como a flexibilidade e ausência de erros ou problemas.

E o que vem a ser isso? 'ImagiLe'… que lhe oferecem um novo equipamento eletrónico no Natal e não tem que passar o dia de Natal a ler as instruções pois o seu funcionamento é totalmente intuitivo.

'ImagiLe' como os objectos do dia-a-dia se tornam mais fácil de utilizar. E porque não 'imagiLar' que os manuais do utilizador dos equipamentos deixam de ser necessários?

'ImagiLe' que não precisa de escolher o programa mais adequado na sua máquina de lavar pois
basta dizer “roupa de cor muito suja” e a própria máquina seleciona o programa correcto.

'ImagiLe-se' a fazer compras na Internet de forma fácil e rápida.

E porque não 'imagiLar' que não precisa de se preocupar com a manutenção da casa pois ela própria se encarrega de tal tarefa?

E como será a tecnologia dos objectos futuros? Os objectos do futuro incluirão várias tecnologias numa só (chips de computador, comunicação, sensores sofisticados, etc). Alguns mover-se-ão sozinhos, outros serão portáteis. Outros serão objectos inteligentes ou comunicarão conosco. Mas o objectivo será sempre ajudar as pessoas, interagir amigavelmente e servir as necessidades humanas de forma simples e prática.

'ImagiLe' que todas as tecnologias que tem em casa tornam sua vida mais simples em vez de a transformar num pesadelo. E que lhe sobra imenso tempo livre para fazer aquilo que realmente gosta de fazer…

PS. Eis aqui outros princípios que serão abordados: flexibilidade, manutenção, conforto, teletrabalho, adaptabilidade, segurança, ecologia, evolutividade, protecção dos utilizadores, entretenimento e bem-estar, durabilidade e robustez, proximidade e integração com o mundo que a rodeia, customização, ubiquidade funcional e ocultamento.


'Imagile' a sua Casa do Futuro… Como deveria ser?

http://www.casadofuturo.ua.pt
"CONSUMO RESPONSÁVEL
NO PROJETO
E NA OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL”
soluções “morar mais por menos”:
mais qualidade por menos custos
mais racionalidade por menos desperdício
mais qualidade de vida para todos
mais qualidade por menos quantidade
mais ‘todos nós’ menos ‘só eu’

14 fevereiro 2007

 
Site Meter