17 dezembro 2006

O QUE É UMA ECOVILA?

De acordo com a definição mais popular, uma ecovila é um assentamento completo, de proporções humanamente manejáveis, que integre as atividades humanas no ambiente natural sem degradação, e que sustente o desenvolvimento humano saudável de forma contínua e permanente. Podemos utilizar esta definição como uma meta, ou um guia para que as comunidades continuem se aperfeiçoando e adaptando. Vamos estudá-la por partes:

1. Completo
Uma ocupação humana para ser completa, deve apresentar todas as funções principais de uma vida normal. Em outras palavras: residência, trabalho, lazer, vida social e comércio são presentes em proporções equilibradas.

2. Proporções humanamente manejáveis
Acostumados com as pressões da urbanização e da aglomeração, não temos muita vivência de algo que se aproxime desta escala. O que estamos buscando é um número para uma determinada população, dentro do qual as pessoas teriam a capacidade e a oportunidade de se conhecerem umas as outras. Sendo este um pré-requisito indispensável para que as decisões sejam tomadas de forma consensual, e para que todos se sintam contribuintes .

3. Integrada ao mundo natural
O respeito à natureza e ao valor intrínseco de todas as formas de vida deve ser manifestação diária das pessoas saudáveis.
Sendo assim, não procuramos dominar a natureza, ou controlar, ou destruir.
Ao contrário, cada forma de vida, inclusive humana, tem direito ao seu lugar na teia do ecossistema.
Outra realidade importante é a existência cíclica de todos os recursos.
Opostamente ao pensamento linear (produção = consumo = poluição) que domina a nossa cultura industrial moderna, devemos aprender a utilizar todos os recursos materiais de uma forma consciente e responsável.
A geração de energia renovável é uma exigência básica. A reciclagem de todos os detritos também. Detritos orgânicos devem ser reintegrados ao solo. A água deve ser limpa e reutilizada. O consumo de substâncias inorgânicas deve ser cuidadosamente planejado, e a reciclagem feita prioridade. Neste aspecto as tecnologias já existem, e são muito mais simples do que as mirabolantes invenções utilizadas para conduzir estes detritos para fora da nossa vista, poluindo o ambiente.

4. Sustentando o desenvolvimento humano saudável
Ecovilas são comunidades humanas, e como tais, devem ter a saúde humana integrante nos seus objetivos. Mas o que significa desenvolvimento humano saudável, senão o equilíbrio de todos os aspectos da vida humana: físico, emocional, mental e espiritual?

André Luis J. Soares
Mais... http://www.arvore.com.br/artigos/htm_2002/ar0804_1.htm

Nenhum comentário:

 
Site Meter