25 março 2006


















Para um design mais ecológico
As ideias geniais dos Irmãos Campana

O trabalho dos irmãos Campana, que nunca pensaram em ser verdadeiros designers, distingue-se pela pesquisa de materiais revolucionários, o que passa em grande parte pela utilização de materiais reciclados.

Numa altura em que as preocupações ambientais parecem transbordar para todas as áreas, estes dois designers conseguiram incutir uma dinâmica de criatividade alicerçada no mais genuíno espírito ecológico.


A história desses dois irmãos é no mínimo curiosa, e tem lances caracteríscos mais parecidos com a carreira de um artista que a de designer.Humberto é formado é Direito (mas com a manha do desenho industrial) e Fernando é formado em Arquitetura; e no início da carreira, ambos trabalhavam produzindo cestas de vime e de couro, para serem revendidas a cadeias de varejo de mobiliário.

Porém, paralelo a essa produção mais comercial, eles desenvolviam uma série de móveis de ferro (na maioria cadeiras) que posteriormente foram batizadas de "Desconfortáveis".Essa coleção acabou se tornando um exposição que de início não vendeu nada, mas fora sucesso de público.E essa aceitação do público foi a mola propulsora que eles precisavam.A partir desse ponto eles começam a experimentar com novos materiais, com alumínio, madeira, papelão, corda e plástico, porém sempre mantendo o caráter primordial do seu trabalho, o ar artesanal, quase escultural que permeia a obra da dupla.

Depois o ritmo de criação foi acelerando até que em 1997, a Luminária Estela foi selecionada para ser produzida pela empresa italiana O Luce, dando reconhecimento internacional aos designers.

Depois vieram as criações mais emblemáticas em que se inclui a “Mesa insuflável”, a “Poltrona Bolas” ou a “Cadeira Favela”. Todas estas criações respiram bom humor e uma quase militante transgressão do sentido da função de cada objeto.

Os irmãos Campana tinham conseguido provar que uma certa preocupação ecológica não tem que existir divorciada de um sentimento de grande pluralidade, alegria e muita inovação.

Plástico, papelão, metais, fibras de algodão, borracha ou os detritos mais variados, são as matérias que compõem estes objetos.
É interessante ver como estas peças transcendem o aspecto meramente funcional de móveis do dia a dia, conferindo-lhes um aspecto lúdico e escultural.
Algumas destas obras-primas simplesmente não têm qualquer função, a não ser o de assumirem uma nova postura libertadora através do “Design made in Brasil by Irmãos Campana”.

Ninguém fica indiferente ao trabalho dos deles.
E como não podia deixar de ser, é a grande indústria do mobiliário que está agora de olhos postos nestes dois irmãos prodígio.
São eles a grande lufada de ar fresco que ultrapassa e transcende uma cultura de Design demasiadamente alicerçada nos valores tradicionais da sua própria história.

É um mundo de originalidade e beleza reproduzido em pequenas séries por prestigiadas empresas como a Edra ou a Vitra.
Tudo em pequena escala já que estamos a falar de uma produção semi-artesanal E o reconhecimento internacional deste novo Design emergente toma agora uma proporção também institucional.


As peças dos irmãos Campana estão representadas em importantes museus internacionais, entre os quais o MoMA (Museum of Modern Art) Também figuram em destaque em todas as mostras pontuais de Design, como foi o caso da Experimenta Design de 2003 em Lisboa, que lhes prestou homenagem.
No Brasil, a comunidade do Design é grata aos Irmãos Campana por terem conseguido impor uma linguagem que se afasta radicalmente das bases de reflexão do Design italiano, incutindo algo a que podemos chamar de genuinamente brasileiro.

Está provado que o público internacional não conseguiu resistir ao fulgor criativo destas obras que reflectem um universo lúdico, poético e impregnado de consciência ecológica.


www.campanas.com.br



































































































entrevista .....www.idea.org.br/programas/21.htm



Nenhum comentário:

 
Site Meter