06 novembro 2005

Vida sustentável
BIOMIMÉTICA INTELIGÊNCIA NATURAL

www.biomimicry.net
2.

Todos os organismos ~ plantas, animais, fungos, algas e bactérias ~ devem crescer, se manter, se alimentar e se reproduzir para garantirem sua sustentabilidade a curto e a longo prazo. O mesmo pode ser dito para os seres humanos. Mas a maneira como os humanos ‘industriais’ foram satisfazendo suas necessidades é completamente diferente da maneira como outros organismos sobrevivem, e aí, reside a raiz de nossa crise de sustentabilidade.

Organismos não humanos, perto e longe, encontram seus requisitos para a vida dentro das fronteiras e relações de seu ambiente. Dentro daquele contexto do habitat, eles ou se adaptam, ou migram ou se tornam extintos. Adaptações, ambas de comportamento e psicológicas, ajudam a sustentar o indivíduo a curto prazo, e finalmente conduzem à adaptações genéticas que sustentam as espécies a longo prazo. Através dos últimos 3,8 bilhões de anos, estas adaptações conduziram a evolução de 30 milhões de espécies (e possivelmente para acima de 100 milhões) ~ cada uma com seu exclusivo modo de encontrar suas necessidades em harmonia com seu ambiente. Os ecologistas tem ficado intrigados pelo quão complexas , eficientes e efetivas são estas adaptações. Apesar de sua imensa variedade, os sistemas naturais ~ de microscópicas amebas até eco-sistemas e biomas inteiros ~ partilham ao menos um traço.
Eles são limitados em suas adaptações pelos limites de seu ambiente e pelas leis naturais da biologia. Seguir estas leis naturais, parece ser essencial para manter a sustentabilidade a longo prazo.

Designers de sistemas humanos aprendendo do mundo natural, efetivamente consultando a natureza em sua abundância como fonte de informação, inspiração e inovação...

os sistemas naturais e que materiais inspiraram...
http://www.biomimicry.net/case_studies_materials.html

Nenhum comentário:

 
Site Meter